Você não deve se esquecer porque o Bitcoin foi criado.

Lucas Said
3 min readJun 21, 2018

--

O ano é 2008 e nada vai bem no mundo financeiro. Você além de pagar a conta será o último a saber…

Vamos falar de crise. Não uma crise qualquer. A PIOR e a MELHOR crise de todos os tempos. Vamos colocar um desenho pra ficar fácil de entender. O gráfico mensal do índice Dow Jones.

Gráfico Mensal do índice Dow Jones entre Julho de 96 a meados de 2017

O índice Dow Jones foi criado em 1896 para representar uma dúzia de empresas importantes para a economia Americana. E provavelmente nem a crise de 29 foi tão acentuada no índice quanto a de 2008. Foram 12 anos de regressão em 2. Parece o Slogan do Juscelino Kubitschek ao construir Brasília, só que ao contrário. É só olhar no gráfico acima como o mercado começou a recuar forte no fim de 2007 e chegou ao fundo do poço em Abril de 2009, regredindo mais de 12 anos e voltando aos patamares de 1996. E apenas em 2013, 6 anos após o início da crise, que a bolsa Americana voltou a ter o valor pré desastre. O gráfico se repete em quase todas as principais bolsas mundiais.

Para estancar a sangria que acontecia no mundo inteiro, o governo americano cometeu um erro imperdoável: Usar dinheiro do contribuinte para salvar os bancos. É como dobrar a mesada do filho que tira as piores notas da escola. E até onde sei, salvar bancos fraudulentos não é responsabilidade de nenhum governo. O correto em um mercado liberal é deixar que os bancos paguem pelos seus excessos, mesmo que o preço seja a falência.

Mas no meio da crise alguém percebeu que havia algo de errado no nosso modelo financeiro e na forma como nossos governos lidam com dinheiro (nosso dinheiro). Foi naquele cenário que surgiu o Bitcoin. Por isso a pior crise se transformou na melhor crise que já tivemos em todos os tempos.

O criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, resolveu, provavelmente, o maior problema da humanidade. O problema em confiar. Confiar é extremamente arriscado. É complicado. É no mínimo desconfortável. Pense porque temos tantos cartórios no Brasil. Pense porque seu salário é pago a um banco e não diretamente a você. Pense porque existem advogados, despachantes e governos. Ninguém confia em ninguém. E toda essa burocracia é criado justamente para te proporcionar um terceiro de confiança.

Voltando a refletir sobre 2008, o que causou a maior crise mundial de todos os tempos? CONFIANÇA. Confiamos que os bancos vendiam títulos honestos e de qualidade. Confiamos que as agências de risco estavam classificando corretamente os títulos bancários. Confiamos que o governo Norte Americano estava fiscalizando seus bancos e suas agências. Acreditamos que tudo estava bem quando não estava. Fomos traídos por aqueles em quem depositamos confiança.

O Bitcoin ou outra criptomoeda não irá resolver todo e qualquer problema de confiança, mas te dá controle sobre seu dinheiro. Imagine se ao invés de depositar seu dinheiro em um banco você mesma pudesse guardar de forma segura seu salário. Imagina agora que os bancos criaram nova crise semelhante a de 2008 e que para se salvarem eles pedissem o seu dinheiro. Você daria esse crédito ao banco? Imagino que não. Pelo menos eu não daria sem antes pedir as mesmas garantias que pedem quando preciso de um empréstimo.

Por tudo isso dê uma chance ao Bitcoin. O Bitcoin é seguro, possui boa liquidez, não é controlado por uma entidade nem governo, possui alta resistência a censura, as taxas de transações são cada dia menores, todos os registros e transações são públicos e rastreáveis e todo o controle do seu dinheiro está em suas mãos.

O Bitcoin não só é o melhor dinheiro que já tivemos, como também pode ser o primeiro dinheiro legítimo.

--

--